quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ubud, cozinha e mais arroz

Ultimo dia em Ubud.
Ja tratei do bilhete e parto amanha para as Gili. Tive noticias da Natalia, metidos num barco com 2 dias de duracao. So la chegam a 27.11, mas eu rumo para la amanha.

Entretanto depois de um mergulho pela manha na minha piscina favorita (tirei uma foto hoje, para recordar), meti-me pelos arrozais, outra vez e desta vez by foot e apenas com a maquina a tiracolo. E so me apetecia continuar... a paisagem muda constatemente e e sempre bom sinal quando tenho aquela vontade constante de fotografar. Fico com aquele ar de quem encontrou outra vez um sitio especial. E era. Metida pelos arrozais, meti o pe na agua/na lama, atravessei arrozais, trilhos e pedacos de floresta. As vezes um ola de alguem que passa, e a pergunta do custume: Which country are you from? e a exclamacao do costume: Oh, Portugal! Nice country... Cristiano Ronaldo, good!!! e um sorriso daqueles, de admiracao. E outra pergunta, Coconut? e eu, nao obrigada. Descobri ha muito que nao gosto nada de agua de coco, pelo menos quando esta morna, acabadinha de apanhar do coqueiro. Esquisitices minhas.... Mas a admiracao pela simpatia.
 
Ja meia perdida, encontrei uma amiga. Uma Japonesa de Toquio muito fixe. Estava sentada num banquinho a desenhar. Faz a vida disso e vai expor em Toquio em Janeiro. Passou em Ubud um mes inteiro, em Setembro, e regressou ha uma semana para mais um mes por ca. Passa o tempo a desenhar os arrozais e conhece ja quase todos os locais a volta de Ubud. Todos lhe perguntam como vao os seus desenhos e ficam todos contentes quando ela lhes mostra o seu trabalho do dia. Mostrou-me tambem, enquanto bebiamos uma coca-cola fresca junto do Gusti que nos queria levar ate a queda de agua perto de sua casa, ali perto, local de banhos. Paguei a bebida a uma menina de olhos grandes e com um gatinho no colo que me fez lembrar a minha Carolininha com menos 4 anos. Ficou no meu colo o tempo todo enquanto conversavamos.

Partimos as duas, trilho abaixo ja com a ideia do almoco. Eu tinha combinado uma sessao de culinaria Balinesa as 16h e ela tinha o arroz do almoco feito e a espera em casa de um amigo local, logo mais abaixo.
La fomos. Mostrou-me no mapa outros sitios a ir, outros pedacos de paisagens a merecer visita e deu-me 4 pinturas delas tornados postais. E um convite, partilhar a sua casa, quando me decidir visitar o Japao. Irei.

Entretanto, a meio da tarde la fui eu ter com o meu cozinheiro, que me esperava de avental e com os ingredientes postos na mesa. Bebi primeiro um cha e la fui eu, a ver se melhoro esta qualidade que acho ser, saber cozinhar coisas boas.

O menu era: Sopa Bakso; Pepes (frango ou atum cozinhados e enrolados em folha de bananeira e depois grelhado ate ficar bem tostadinho); Satay (espetadinhas de frango grelhado com molho balinez); Vegetais com coco; arroz de acafrao; a preparacao dos molhos para todos estes pratos, a base de tudo (o molho de acafrao e o molho balinez) e por fim Dadar Gulung, a sobremesa feita de panqueca embrulhada em caramelo e coco.
Tirei notas e fotos e no fim comi tudo!!! E acredito que sou rapariga para tentar repetir em casa, na minha casa nova! Estao todos convidados...... para um jantar de Balinese Food!!!



Em jeito de conclusao, Ubud foi claramente uma experiencia unica. Sem grandes expectativas quando aqui cheguei, confesso, tenho que me dar por conquistada!
Em cinco dias re-encontrei o equilibrio. Encontrei uma religiao e um povo especial. Aprendi a pintar, perdi-me nos arrozais a descobrir caminhos, relaxei em banhos e cuidados, deliciei-me com comidas e receitas que levo comigo. Levo tambem o gosto no saber estar e sobretudo no encarar o tempo com serenidade.

Ha pouco cruzei-me com um vizinho de rua, que me ve desde o primeiro dia na azafama do sobe e desce a rua do meu hotel. Hoje riu-se e disse-me `now I can feel you more relaxed. I can see it in your eyes.`
Sorri, agradeci e concordei. E isso que levo de Ubud.

1 comentário:

  1. Olá!!!!!!!!!!!A avaliar pelas fotos.......ficamos todos à espera do convite para essa ementa tão especial.....
    Fotos bonitas, acompanhadas por descrições igualmente empolgantes...um bom elixir para relaxar um pouco.
    Votos de próximas aventuras tão felizes como até aqui. Nós por cá esperamo-la ansiosos, cheios de saudades! Bjs (Miguel Abreu- Med A)

    ResponderEliminar