sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Manado-Pulau Bunaken

Eis-me de novo. A viagem ate Manado, no norte do Sulowasi teve que ser nao pelo interior, estrada fora, mas de aviao. Foi sem espinhas. A chegada a Manado facil facil. Gente simpatica, gentil e disponivel a ajudar. Tenho ficado com cada vez melhor impressao desta gente. Sempre com aquele medo implicito a um pais maioritariamente mussulmano, percebi que nao sao iguais a todos os outros.

As gentes da Asia sorriem porque simplesmente passamos na rua e trocamos olhares. Hoje dei por mim a pensar nisso. Se em Portugal sorrissemos tanto como ca, seriamos certamente um povo mais feliz e aberto ao mundo.

Sai do aeroporto e encontrei as facilidades todas de um taxi e de alguem pronto a me levar para um barco, ja que nao queria perder tempo na cidade e procurava antes uma ilha qualquer com coqueiros, praia e uma varandinha de um bungalow simplesmente virado para o mar, e poder adormecer embalada por essa brisa e esse vai e vem das ondas de um mar morno.



Pulau Bunaken e uma ilha muito proxima de Manado, muito pronta e quase irritantemente virada apenas e so para o mergulho. todos os hoteis tem precos para divers and non-divers.

Ora eu so mergulho na minha banheira, dada a minha mariquice em nao achar piada nenhuma a me ver perdida num mar mais profundo do que eu. Assim, apesar de quase olhada de lado, propus ficar no bungalow mais perto do mar e a promessa de que iria fazer snorkeling e sim, ver muito do coral que por ca ha, mas pertido de terra, para nao perder o pe. A onda e boa, apesar da minha sensacao de nao pertencer ao mundo dos todos poderosos mergulhadores.

Encontrei alguns parceiros nisto de nao sermos os maiores do mar, e pronto, comprei hoje oculos de snorkling (para nao estar sempre a comprar a dias, os oculos que uso desde ontem), convencida do mundo que nao conheco e quero ver, a cores.

Ontem foi fixe. quase perdi o medo de me aventurar pelo mar fora, mas amanha parto com os mergulhadores e fico-me pela superficie, eu e os meus oculos, enquanto assinto ao mundo dos profissionais disto. Talvez um dia deixe de ser tao caganita e me aventure a ondas mais profundas.

Todas as noites, a malta do hotel reune-se serao adentro, embalados em musicas tocadas com instumentos quase de crianca, mas que entretem todos, e nos poe quase a cantar o refrao, em conjunto. Parti-me a rir quando ouvi a musica brasileira de muitos bailaricos que quase nao sei de onde me vem, na memoria, que ca vai: mama eu quero, mama eu quero, mama eu quero mamar, na chupeta....etc etc. Que gargalhada. quando explico ao rapaz que aprendeu a musica, mas que nao sabia nada sobre o que siginficavam as palavras que canta noite apos noite......prometido take 2 para esta noite.... haha!!!!!

Miguel e Natalia: bemvindos.... quase quase!!!!!. gostei de ler os vossos planos. Eu tenho um bilhete para Bali no dia 21 porque nao consegui nessa data voo para a Papua (cheios ou com muitas paragens a obrigar a pernoitar onde nao queria). O resto deixo em aberto para me poder encontrar com voces. Flores ou Maluku fazem-me ficar com o brilho nos olhos, porque sozinha me parece muita areia para a minha camioneta....... beijinhos e ate ja.

Aos que continuam presos no frio dai, so posso ter um sorriso bom, cheio de calor.

3 comentários:

  1. Mergulha!!

    Por cá continuamos à espera de mais crónicas tuas de Lulu na Indonesia...

    Mil bjs

    ResponderEliminar
  2. Ai que maravilha...e aqui a chover. Continua as tuas escritas e aventuras, não tenhas pressas de voltar! Quando chegares a conversa fica logo toda em dia! Beijocas!
    Mariana

    ResponderEliminar
  3. Ola desde kuta em bali (kao san road com aeroporto no inicio da rua...) amanha partimos para flores e dia 24.11.2009 voamos para lombok!! Podiamos nos encontrar por la! bjs!

    ResponderEliminar