quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Tomohon e um tempo mais fresco

Tomohon e uma vilazeca na base de um vulcao imponente e omnipresente.

E um local fresco e agradavel, um verdadeiro jardim dado todas as casas terem imensas flores e vasos cheios de plantas que conheco, mas bem mais exuberantes, o habitual dos tropicos. E um sitio pacato, com uma estrada principal, que atravessa a terrinha e depois pequenas ruazinhas que serpenteiam a volta das casas que olham o vulcao.

Eu fiquei num hotelzinho simpatico, num imenso jardim com laguinho e tudo. la, apenas eu e um casal simpatico ja na casa dos 60 anos, ele um ingles que foi casando com francesas e por isso ja com sotaque mais frances do que outra coisa. Viajam, tal como eu, de mochila e chinelo no pe. Sem mais. Quero um dia ser assim, quando tiver a mesma idade: aventureira e sem medo de perder o confortavel do mundo conhecido, apesar das artroses!!!...

Ontem ainda tive tempo de me aventurar ate ao terminal de autocarros/mini-vans (chamados ca de mikrolet, hehe) e apanhar um que me levasse ate ao lago mais proximo (Danau Tondano).

Uau!!!! Apesar de a meio ter sido apanhada pela carga de agua que caiu durante quase toda a tarde, e foi tt a chuva... percebi estar num daqueles sitios magicos, que me faz ter o brilho nos olhos por ter encontrado o sitio especial. Arrozais a perder de vista, num imenso verde que so ca consigo encontrar, salpicados de espantalhos coloridos a imitar pequenos homenzinhos para meter medo aos pardais e as garcas, que nao tem medo nenhum e que quando levantam voo deixam aquela fotografia ficar mais especial ainda. E mais a frente o lago, brilhante e com as margens cheias de casas de bambu suspensas, com pequenos barquinhos de pescadores, que pescavam pacatamente ou que montavam pequenas armadilhas ou viveiros feitos de estacas de bambu, dando todos estes pormenores, um sitio unico e especial.

Acabei parada numa casa na margem do lago, que e de certeza um sitio turistico (pelo menos para os locais) porque tem piscina com hot springs (Objek Wisata Remboken). Nao tinha levado fato de banho, por isso por la passei grande parte do tempo a fotografar passarinhos que queriam comer o meu arroz, ao som de uma chuva intensa mas boa de ouvir, depois de me deliciar com peixinho grelhado feito especialmente para mim.

A comida indonesia tem-me deixado crescer agua na boca e tem sido uma muito agradavel supresa. Ainda nao me correu nenhuma vez mal.... e o peixe tem-me deixado cada vez menos carnivora. No regresso ao hotel partilhei a paragem de autocarro com 2 mulheres que se fartaram de rir ao perceberem que estavamos todas a espera do mesmo e que provocava gargalhadas sempre que desabafava ao perceber que ainda nao era a microlet azul bebe que esperavamos pacientemente, de guarda chuva na mao.


Os ultimos 2 dias tem sido mais alegres do que pensava quando ca cheguei. A sensacao de liberdade, a alegria na descoberta de sitios magicos, o tempo que muda constantemente mas que sabe bem, a gargalhada facil e o sorriso na alma, por sentir que ha dias e sitios mais especiais que outros. Tem sido boa esta viagem, apesar de tanto que podia nao ter sido e tanto que poderia ser mais ainda. Valeu a pena a partida e o Sulowesi.

3 comentários:

  1. É de invejar! Continua a divertir- te. Nós por cá tudo vai rolando.
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  2. Ola lulu... espreitamos desde ilha das Flores em Labuanbajo... partiremos para Lombok ou Gili dia 24 ou 25/11... via Sumbawa... bjinhos

    ResponderEliminar
  3. luisa: então estás a gostar da vigem? pelo que leio, estás...Espero que continues a ver coisas bonitas.
    Um beijo.

    ResponderEliminar