terça-feira, 17 de novembro de 2009

Pulau Bunaken - Tomohon

Seis dias sem carros, sem TV nem internet, electricidade das 18 as 8h e agua na torneira tb.


Seis dias rodeada de mar quentinho, de tempo para gastar em livros, musica, conversa boa, de tempo para gastar a fazer festinhas e brincadeiras boas com os imensos caezinhos e gatinhos bebes e os pais deles e os irmaos mais velhos, uma familia enorme.

Seis dias para pensar, pensar, pensar na vida que tenho hoje e na que eu quero ter, na que possa vir a ter, seis dias de banhos mornos, de chuvas mornas, intensas e acompanhadas de trovada e de ceu sempre pronto para sol e chuva, no mesmo minuto.


Seis dias de muito mar, seis dias para perder o medo do mar, dos peixes grandes que vi no fundo e que me perseguiam como se eu fosse uma presa, enormes.


 Passei horas a espreitar esse imenso fundo do mar, que e tao povoado e colorido, tao estranhamente bonito. Ainda consegui ver uma tartaruga, mas eu ja estava dentro do barco e faltou a companhia dos golfinhos, habituais neste mar, e vi tanto tanto peixe que quase os distingo pelo nome.

Seis dias que tb deram para conhecer pessoas, os rapazes do hotel e do barco, os que me faziam companhia a superficie e me mostravam peixinhos que eu nao tinha visto, me guiaram e seguravam a minha mao quando havia um peixe com mais boca que barriga, que dancaram comigo em noite de copos e muita musica no bar de kareoke da aldeia, um de cada vez.

Que me mostraram (a todos nos) as tartarugas que tinham acabado de nascer, na praia e que por serem tao pequeninas, as apanhamos e recolhemos para crescerem mais um bocadinho e nao serem devoradas pelos  peixes do mar antes do tempo.
Tempo para encontrar outros viajantes, com conversas de circunstancia ou grandes conversas sobre o mundo e a vida. E sempre bom encontrar outros olhos que tb veem o mundo.


Hoje, na partida e ja com saudades dessa pausa no tempo e na minha vida, desse tempo bom e simples, porque a vida tem que ser simples. Ainda mais saudade quando os deixei no barco depois de atracar, ja em manado, e me ver outra vez rodeada de carros e barulhos e gente que tb e muito simpatica, mas que eu nao conheco. quase me tinha esquecido da cidade, do que e viver numa cidade.


Os planos foram (e ainda bem), ficar na base de um vulcao (nao activo!!!, lindo e imponente) a 30km de Manado, uma aldeia de tempo mais fresco, rodeada de flores e passarinhos por todos os lados. Um bungalow catita e sossego... e esperar pelo dia 21 para apanhar o voo ate Dempasar e parar por Ubud (conselho da Joana) para me entreter com coisas do espirito e do corpo (quero com isso dizer massagens!!!!).

Miguel e Natalia... entao ja deixaram Bali!!! assustados com a cena muito povoada de turistas de kuta? Acho que vos apanho nas Flores... ou onde quer que estejam. So hoje percebi que ainda me faltam tantos dias ainda...

Beijinhos a todos e ate ja (acho que a partir daqui estarei menos reclusa e mais atenta ao mundo dai...)
Bruno, da noticias a contar das minhas pequeninas (para quem nao sabe, falo das minhas Maria e Carolina, companheias de sempre e que me deixam saudades de cada vez que parto).
Quero noticias dai tb.... se as houver, claro!!!
Joana, ja estas no Sri Lanka.... :)

3 comentários:

  1. Aproveita bem, Luisa! Por cá é só chuva, ventos fortes e ... chatice.Que maravilha mergulhar no mar. Mamã.

    ResponderEliminar
  2. Bem, por cá hoje teve um dia agradável céu limpo e algum calorzinho a fazer lembrar o verao que ja lá vai(deve ser de pouca duração)..com as gatinhas ta tudo bem, já ganharam confiança, até ja acordei com elas a dormirem na cama!! De resto tá tudo em ordem tirando algumas coisas menos normais como o rebentamento de um tubo na rua o que levou ao corte de agua durante 2 dias(um breve incomodo) ou até o comando da tv ter deixado de funcionar!!!!

    Um beijinho vai dando notícias


    Bruno

    ResponderEliminar
  3. Olá Luísa! Por cá a chuva foi se embora, mas veio o frio! Logo, temo-nos refugiado no chazinho e nas castanhinhas, quentes e boas ;-P Um grande beijinho e diver-te muito!
    Ioanna & André

    ResponderEliminar