domingo, 22 de novembro de 2009

Bali - Ubud

Dei-me por vencida e aterrei ontem em Bali. O que eu queria mesmo era espreitar a remota Papua. Ainda tenho esperanca de la ir... a ver o que acontece nos proximos dias.


Entretanto, aterrada em Ubud. Sitio claramente diferente das minhas ultimas paragens por terras do Sulowesi. Quase me tinha esquecido que havia turistas na Indonesia, pois vi tao poucos e a espacos.

A primeira impressao, pois aterrei ontem e so cheguei ao meu hotel ja noite dentro, e de uma terrinha muito simpatica, mistica quase, com gente devota e muito centradas na sua religiao (aqui sao todos indus), as casas e os hoteis completamente apeteciveis... o meu tem piscina pequenina no meio de um jardim e o meu quarto tem um terracinho com uma poltrona para eu descancar nas horas de mais calor.... o pequeno almoco e servido no meu terraco e tudo, tudo muito delicado....

Acordei bem dormida, uma vez que ando com os fusos de ca, e se me deito depois das 21h... e so quase arrastada. E foi dormir numa imensa cama com ventoinha por cima, a refrescar, e com vista para um jardim bucolico.


A manha foi passada a vaguear, sem planos..... descobrir ruas e vielas, templozinhos e casas proprias que tb parecem templos. Parar e assistir a uma aula de danca, aprender com as mulheres a fazer flores e cestinhos de oferenda aos deuses, passar no mercado e comprar insenso.... (acho que fui roubada.... mas nao me apetecia quebrar o espirito) e depois deixar-me ir, atras de borboletas lindas e entrar em lojinhas que me fazem ficar roida por nao ter espaco na minha minuscula mochila... e que mesmo assim, consigo trazer sacos de coisinhas que vou comprando aqui e acola, perdida, como uma menina que ve imensa coisa que gostava de ter. Encontrei 2 vestidinhos que me fizeram sorrir :) por me fazerem sentir mais bonita.

Ainda nao sei bem o que fazer com o meu tempo... ainda a procura do que nao compreendo.

Mas antes, tenho que contar que fui conquistada por Tomohon. Terrinha boa. Encontrei uma paisagem unica. Perdi o olhar entre arrozais, sucalcos cultivados de todo o tipo de vegetais salpicados de agricultores (e eu a querer ser uma delas..... ainda com mais vontade do meu quintal que ha-de ser), montes e montanhas, vulcoes e floresta densa, impenetravel, terrinhas e aldeias perdidas no meio do nada, improvavel a passagem por la, inesqueciveis porque souberam a descoberta e inesquecivel a disponibilidade de todos, comigo a apontar no mapa, a procura da estradinha e do nome da terra que achava ser.
Nao me vou esquecer desses sorrisos, do meu sorriso la, em Tomohon.




Miguel e Natalia, fico a vossa espera por ca. Quando se fixarem num sitio, apanho-vos. As Gili parecem-me acessiveis para mim a partir daqui. Ou posso tenter ir ter com voces a Sumbawa. Apitem, com pormenores, para tratar de me juntar a voces.

Entretanto vou tentar combinar uma aula de pintura ou Batik.... a ver se nao me perco em mais compras.
Beijinhos a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário