quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Nusa Lembongan

De volta a praia e a mais uma ilha. Nao me canso disso. Do mar, do som das ondas, da brisa fresca e do sentir-me de ferias. Ja tinha saudades disso. Estes anos todos de viagem por sitios tao distintos foram fantasticos, mas ficava sempre com a sensacao de nao ter tempo para uma boa praia (apesar de as ter, nalguns dias), mas foram sempre poucos os dias dedicados ao mar. E eu sentia falta de mar. Ja me queixava disso ha algum tempo, dado ter estado 3 anos seguidos em viagens por paises sem mar!
Foi desta!

Tres spots em tres ilhas diferentes deram-me uma percepcao fantastica da Indonesia. Cada pequenina ilha em que estive para fazer praia/snorkling foram em tres ilhas grandes diferentes (sulowesi, lombok, bali), com diferentes religioes e culturas. E e disso que se trata a Indonesia. Um imenso pais cheio de culturas tao distintas que e incrivel imagina-la como um pais unico. Dai o encanto.

Ontem ainda deu para uma paragem novamente em Ubud, que delicia... e sempre bom voltarmos a sitios que gostamos, a gentes e locais que nos marcaram. La fui eu, mostrando Ubud a Natalia e Miguel (que ainda ficou por la, para saborear mais devagarinho) num so dia. E percorremos montanhas de quilometros de arrozais e caminhos para lado nenhum, com muito sol e gargalhada. No final, estavamos todos cansados, com aquele cansaco bom de termos gasto as nossas energias em caminhadas e cheios de vontade de um mergulho na minha piscininha favorita. Ainda fomos brindados por uma cerimonia no final do jantar, com dancas e musica de Bali, no tempo principal... Ubud no seu habitual e no seu melhor.

Hoje dia de viagem ate ca. Nao custou nada. Mais um autocarro e mais um barco. Cheguei para o almoco.
A primeira vista Nusa Lembongan nao e tao bonita como as Gili Air. Tem algum barulho de fundo, numa baia afastada, cheia de turistas que viajam de barco/os dos resorts e das festas (distingo-os porque nao sao viajantes!!!) e chateiam porque nao vem conhecer um pais, vem andar de barco e fazer as mm coisas que fazem nos seus paises.

A aldeia, misturada com os bungalows e uma tipica aldeia de pescadores. O mar, algo picado (na mare alta) mas que depois de esvaziado mostra as culturas de algas que os locais fazem no fundo do mar. Ja tinha estado numa praiinha assim, em Zanzibar, na Tanzania, e por isso reconheci as algas que secam ao sol e as plantacoes que consigo adivinhas no fundo do mar.

Ainda sao so primeiras impressoes. Ainda mal sai daqui. Ja vejo surfistas e divers, metidos na agua. e Ja me deram a dica dos melhores spots de prainha (numa baia de mangrove) e a dream beach, mais longe. Ha a possibilidade de ir pescar com os pescadores (diziam no meu hotel) ou de me juntar aos divers e fazer snorkling com a malta do mergulho, ficando eu a superficie... vou ver o que posso fazer. Entretanto...vou procurar uma bicla para mim e andar por ai a gastar os ultimos dias.

Amanha (3.12) e depois (4.12) fico por ca. Dia 5.12 (sabado) rumo a Kuta para uma curta paragem de chega-dorme-parte, so porque e a 5 min do aeroporto. Parto a 6.12 (dom) de Dempasar ate Jakarta (arranjei um voo fixe pela AirAsia e assim, nao tenho que abobrar em Jakarta!!) bem cedinho e aguardo pacientemente pelo meu voo de regresso, ja mais no final da tarde, via Kuala Lumpur-Londres-Porto.
Vou chegar cansadinha ao Porto, e certo....mas muito muito arejada.

Beijinhos a todos e ate daqui a 5 dias.
(Sao tantas as saudades das minhas pequeninas que ja comeco a imaginar o regresso...)

Miguel, se tiveres mudado de ideias e ficado por Bali : instalei-me no Bunga Bungalo, com vista para o mar, porque o outro (Pondok Barona) so tinha quartos muito caros (os mais fixes ja esgotados). Viras para a direita mal chegas no barco e segues junto a areia. E o que tem um restaurantezinho sobre o mar. Nao ha que enganar.

Sem comentários:

Enviar um comentário